Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

terça-feira, 11 de abril de 2017

Os Finalistas de hoje






Disciplina, conhecimentos, respeito, saber estar na vida tudo é educação, essa educação que não vem só as escola que frequentam, mas de casa.


Pobre ou rico entre quatro paredes desde muitos anos havia respeito e educação coisas que se levavam de casa e nem precisavam de ir dentro das enormes mochilas que hoje em dia carregam as costas.

O que se passou com os estudantes em viagem de finalistas que nosso tempo bastava um baile com um lindo vestido, considero uma vergonha.

Vergonha para os pais e vergonha para as escolas.

Que andam eles a fazer um ano inteiro nas escolas que todos nós pagamos com os impostos?

Aprender a drogar-se e a embebedarem-se?

Pelo que todos os anos se passa, e salvo algumas excepcões parece isso e muito mais.

Oh bendita Irmã Maria e todas as outras dos colégios onde andei que nos ensinaram tanto de educação da vida.

E se nos portássemos mal eram os pais chamados ao colégio e os castigados eram ao ALUNOS pelos pais que não admitiam pormos o pé em ramo verde.

É nestas noticias que me recorda as escadaria do entrada do colégio onde ao toque de entrada logo fazíamos duas filas tendo ao cimo a presença seria e matriarca da Irmã Maria que de imediato nos punha calados e em silencio subíamos cada um se dirigia á sua sala.

Noutro colégio que também frequentei em Vila Pery ainda era pior, nem direito tínhamos a levantar os olhos para falarmos. Acatávamos as ordens e ponto final.

Todas as salas de aula, a porta a meio tinham uma janelinha rara eram as vezes que uma freira não vigiava a sala de aulas. Ai de quem se portasse mal. (sobre isto já escrevei anteriormente) neste mesmo blogue.

Em casa o respeito para com os pais mantinha-se e se nos portássemos mal alguns levavam tareias de cinto ou umas “lamparinas” a frente fosse de quem fosse.

Hoje nem vou descrever o que são os jovens pós 25 Abril.Nem eles nem os pais que chegam a bater nas professoras. Que mundo este!

Deixa-me triste mas ao mesmo tempo agradeço do fundo do coração a todos que me educaram a nunca ter provado uma bebida alcoólica, havia a coca cola , o Vinto e outros refrigerantes e se experimentamos fumar um cigarro seria muito as escondidas comendo ao chegar a casa, um dente de alho após lavar os dentes uma dúzia de vezes.

Foi uma educação rígida, concordo mas orgulho-me meio século após , continuarmos a fazer os nossos encontros, os mesmos alunos e as mesmas freiras recordando velhos tempos que afinal não foram tão maus.

Agora não consigo imaginar este vandalismo nem nos selvagens dos matos