Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

30 JANEIRO-DIA DA SAUDADE


Diz a Wikipédia,
"Saudade", só conhecida em portugues, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor.

Realmente a saudade é um misto de sentimentos, normalmente bons.

Tenho saudades de meu pai, porque era um homem bom, tenho saudades dos meus filhos crianças, porque foram tempos maravilhosos, tenho saudades de Africa porque ali fui feliz.

Tenho saudades do cheiro a terra molhada da época das chuvas, do por do sol ao fim do dia, do calor gostoso de todo o ano, das gentes afáveis e amigas, da maçanica docinha, das acácias floridas de vermelho e amarelo, das ruas lilases do jacarandá.

Dos jardins com as árvores com tronco branco, de cal pintadas, do banco do jardim da alfândega onde me sentava a namorar, das sessões do cinema no ar condicionado, de mãos dadas com meu amor.

Das tardes passadas ao fresco em conversas com os vizinhos,do passeio dos tristes das noites calmas de luar, dos barulhos da noite,  do amanhecer bem cedo.

Tenho saudades das mulheres de capulana, da sombra dos embondeiros, da gazela do mato, do xirico a cantar, dos miúdos a brincar.


Tenho saudades de tudo que foi bom porque só a saudade faz as coisas pararem no tempo conforta-nos a alma, e dá-nos força para viver.