Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 14 de setembro de 2013

Roda dos exposto



Há uns anos de visita a Ucanha, concelho de Tarouca onde corre o Rio Varosa, sob a qual se encontra, a ponte de Ucanha, de origem romana, e a torre edificada com 3 andares que por debaixo deixou um arco abobadado que dava entrada a vila.

Construção do séc. XII encontra-se em excelente estado de conservação o que convida a visitar, além da excelente paisagem que a rodeia.

Para visitar, temos que procurar a “tia Maria” senhora já de idade avançada, fiel guardião das chaves do monumento e de tanta vez abrir a porta vai servindo de cicerone qual guia turística descrevendo ao pormenor as origens e a história do local, muito á sua maneira.

Quando já nos retirávamos fez questão de nos mostrar uma casa com uma janela diferente, tinha “a roda dos expostos”.

Apesar de saber que existiam, jamais havia visto alguma, então explicava ela:

  •         Sabe menina naquele tempo quando uma rapariga se portava mal era apontada por toda a aldeia e caía em desgraça, então era aqui que escondiam as vergonhas deixando os filhos sem ninguém saber, ao cuidado da misericórdia.


Depois da notícia ontem, que um bebé recém-nascido foi encontrado numa paragem de autocarro, questiono se não seria preferível acionarem novamente estes “engenhos”.

Tanta criança abandonada, talvez por esta razão ou pela miséria de vida que tem em casa, quero crer que isto é um acto de coragem,  para que alguém os não deixe morrer à mingua como aconteceria se com as mães ficassem.

Não sei, mas na verdade deve ser uma dor enorme ter que abandonar um ser que carregamos no ventre 9 meses,  tê-lo nos braços, sem futuro para lhe dar escolher abandona-los à sorte.

Não aceito em pleno século XXI   ainda se mistura a historia com a realidade.