Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

domingo, 23 de junho de 2013

“Txopela Moçambique”

 photo Aquele-cheirinho-da-terra-molhada-1.jpg

Há um tempo a esta parte, meu coração esfriou relativamente a Moçambique talvez porque das pessoas importantes ligadas a esse país me fizessem sentir assim e fui deixando em lume brando os sentimentos profundos que a ele me ligam.
Não que o tenha esquecido porque além do mais é a minha terra onde passei os anos mais felizes da minha vida.
Pelo entusiasmo que vejo nas pessoas quer nascidas ou tenham vivido naquele pais, após tantos anos de termos sido obrigados a deixa-lo, justifica a saudade imensa das gentes, da terra, das frutas, e de tudo de bom que Moçambique tem.
Este meu estado de alma acordou há dias com as notícias tristes das guerrilhas entre dois partidos.
Moçambique está a erguer-se dum tempo de guerras passadas, o que como em qualquer país do mundo, leva sempre muito tempo, acontece que qualquer retrocesso da situação apenas vem acabar com o sonho de qualquer moçambicano “ver seu país recuperado”.
Mesmo ontem na RTP Africa passou uma reportagem “Txopela Moçambique”sobre o Songo, matei saudades e acordei novamente o meu coração ao ver a barragem em toda a sua plenitude debitar agua que fornece energia e vida a muitos países, uma mais-valia na economia moçambicana.
http://www.rtp.pt/play/p932/e121253/txopela-mocambique
Desceram a barragem e regressaram aos empreendimentos turísticos da zona, um oásis maravilhoso, gerido por gente boa simpática, um ambiente relaxante rodeado pela paisagem africana em todo seu esplendor.
Piscina ao dispor dos hóspedes e uma culinária de fazer crescer água na boca.
E termina com a visita á “Rainha do Songo”, dona de todas as terras do Songo por herança de antepassados.
São estas histórias, as gentes, os usos e costumes, os sorrisos, a calma, a qualidade de vida que invejo.
O país das horas mais longas de sempre onde há tempos para tudo, descanso equilíbrio mental curtir amizades e conversar até altas horas da noite de copo na mão e sons do mato e a luz dos pirilampos que nos distrai.
Por favor não estraguem o meu Moçambique, deixem-no progredir porque essa é a minha terra que eu amo.