Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

sábado, 18 de maio de 2013

Saudade é a única..

 photo DSCF0206_zpsc5e109ad.jpg
Camara Municipal de Tete


Há uns tempos que vou colocando no facebook, diariamente uma frase de Mia Couto.
Talvez por ele escrever num português muito especial que toca o coração dos Moçambicanos gosto de ler as suas obras.
Alias, tenho-as todas!
Hoje a frase que encontrei foi exatamente esta:
"Saudade é a única dor que faz esquecer outras dores.". (Por MIA COUTO)

Não é que é mesmo, a saudade que tenho das gentes de Moçambique faz-me esquecer as coisas más desta terra para onde fui empurrada.
Pior ainda onde as pessoa de lá, ficaram iguais as de cá sem sentimentos sem coração sem respeito sem nada, um autentico vazio que me espanta.
Talvez por isso nos encontros que se realizam anualmente, elas não aparecem, é que devem ter mesmo a consciência de que já se não identificam com um passado que para mim foi venturoso.
É isso, as saudades que tenho das minhas gentes que se não esquecem de perguntar por nós como se de família chegada fossemos, aquele telefonema deles que recebemos e nos faz sorrir, acalenta a alma e tudo nos faz esquecer.
Gosto de saber dos amigos, com eles privar felicitando-os quando das suas vitórias e acompanhando-os muitas vezes na dor de despedida dos mais velhos que partem.
Uma palavrinha no adeus aos mais velhos, impõem-se pois foi também com eles que se fez a nossa historia nas terras de alem mar.
Infelizmente, assim não tem sido mas também devo reconhecer que os meus verdadeiros amigos, esses nunca deixaram de o fazer.

Como diria os nossos irmãos brasileiros:- “gente assim vocês me matam!"

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quase boa !

 photo leao-1.jpg




Estou quase boa.
Entretanto passaram tantas coisas desde a ultima vez que aqui escrevi que nem sei por onde começar.
Mas a ultima mesmo, foi saber que entre gente  conhecida, há quem deixou de ter sentimentos.

E é pena.
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

Até breve!