Que meus filhos e netas recordem o meu amor pela escrita! Afinal as histórias são feitas para serem partilhadas. Só assim elas se propagam e se perpetuam...

quinta-feira, 28 de março de 2013

DIA DO TEATRO

Ontem foi o dia do teatro, essa grande arte de representar a vida no seu todo, comedia ou drama.
Gostaria de o ter festejado sentada numa qualquer sala de espectáculo perante uma boa peça de teatro ou até mesmo uma revista a Portuguesa.
Afinal os actores que duma quer de outra merecem todo o nosso respeito pelo trabalho que desenvolvem em prol da cultura de um povo e muitas vezes não reconhecido o seu trabalho.
Como moro no interior de um país que teatro pouco ou nada lhe diz , fiquei por casa como milhares de portugueses sentadas em frente ao televisor que nos impinge massivamente no horário nobre nocturno uma catrefada de telenovelas.
Na verdade elas existem porque também há actores envolvidos na trama que apresentam e certamente alguns como escape a um desemprego certo dado a pouca actividade nas salas de espectáculo.
Eis senão, que ao fazer Zapping, dou com o canal publico que todos pagamos para os que lá trabalham e não só, festejando esse dia com a apresentação da peça de imenso mau gosto de título "O REGRESSO DE SOCRATES".
Não tive paciência de ver mais do mesmo, uma representação dramática roçando o burlesco que me enojou.
Esperava, ao menos desta estação televisiva que desse a devida importância ao dia e apresentasse nem que fosse repetidamente uma qualquer peça de teatro  que nos deleitasse assistindo no cadeirão da sala o que não podemos assistir numa sala de espectáculos.
O interior tem destas coisas mas somos todos portugueses e esperávamos colmatar esta falta de cultura com o canal de serviço público o que não aconteceu.
Mais grave ainda, para mal de milhões de portugueses residindo no interior esquecido, todos os canais discutiam o caso em mesas de 6 ou sete comentadores a cena deplorável das desculpas de Sócrates.
Sinceramente com esta bagunça, a minha noite ficou estragada, porque adivinho mais e mais dramas destes que nos vai por na rua da amargura.
Como é possível deprimir assim este povo já de si martirizado com a política actual para vir este cromo agoirar tempos ainda mais difíceis.
Na verdade a vida é um teatro mas por favor deixem-nos escolher ou dêem a oportunidade de cada um fazer o seu papel com um epílogo feliz.

Sem comentários: